📅 Conexão KingHost 🚀 Especial Mês das Mulheres - Aulas para apoiar o empreendedorismo feminino 💰

Kinghost | Blog

A Importância do SEO na Experiência dos Usuários

Publicado em 13/07/2017

Atualizado em 26/04/2023

Cada dia mais, a otimização para sites de busca, ou SEO – abreviação do inglês “Search Engine Optimization”, vem ganhando importância nas estratégias de marketing digital em empresas de todos os tamanhos. Segundo pesquisa da Forrester Research, cerca de 80% dos consumidores utilizam alguma ferramenta de busca durante o processo de compra, por isso, ser encontrado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

Além de influenciar na quantidade de visitas do seu site, o SEO pode impactar de forma significativa na experiência dos visitantes. Da mesma forma em que a experiência dos usuários do seu site pode impactar em como o Google irá avaliar e posicionar seu site nos resultados de busca.

Mitos sobre o impacto do SEO na experiência do usuário

Sendo um designer com experiência em SEO, percebo que diversas vezes os papéis dedicados a SEO e experiência do usuário (UX) são vistos como prejudiciais uns aos outros, até mesmo por normalmente serem executados por pessoas diferentes e com finalidades aparentemente distintas. Mitos como “quanto mais texto, melhor a posição no Google” ou que “SEO é focado em robôs” contribuem para uma imagem distorcida sobre esse processo.

Mas se observarmos as atualizações do algoritmo de ranking do Google, como Panda, Penguin e Hummingbird, fica cada vez mais claro que a empresa tem tentado compreender o comportamento dos usuários e suas interações com o conteúdo. Muitas das técnicas que funcionavam há alguns anos e que contribuiam para a percepção de oposição entre UX e SEO não são mais efetivas, fazendo com que os objetivos das duas áreas se aproximem cada vez mais.

Benefícios de uma página com bom SEO para a experiência dos usuários

Atualmente, um site otimizado para o Google tem grande possibilidade de proporcionar diversas melhorias para a experiência do usuário. Exemplos desse benefício são uma acessibilidade maior, adaptabilidade para navegação via celular, tempo de carregamento menor e uma hierarquia de informações clara para o visitante.

As ferramentas voltadas a SEO também costumam auxiliar a otimização de diversos pontos que impactam diretamente na usabilidade de um site. Um exemplo disso é a identificação de erros como “Página não encontrada” (o famoso “erro 404”), que prejudicam a experiência dos usuários e que hoje em dia se tornaram uma responsabilidade dos profissionais de SEO.

Além disso, ao otimizar uma página de acordo com o que está sendo buscado, é possível garantir que o conteúdo entregue esteja de acordo com as expectativas dos usuários. Isso fica evidente quando observamos que as páginas com melhor posição no Google são aquelas que entregam um conteúdo que corresponde melhor ao que foi buscado.

Benefícios de uma página com bom UX para SEO

Mesmo otimizando o conteúdo, de nada adianta ter uma página bem posicionada se a experiência para os visitantes não for boa. Uma das maneiras que o Google utiliza para definir a posição de uma página é observando se os visitantes clicam para visitar um site, voltam para o Google e visitam um outro site, mostrando para o Google que o segundo site é mais relevante em relação ao que está sendo buscado.

Além disso, com uma estrutura e um conteúdo ruim, menos pessoas irão se engajar com a página, converter ou criar um link indicando o conteúdo. Esses fatores também influenciam em como o Google irá avaliar sua página. É fundamental entregar uma boa experiência para seus visitantes e fazer o possível para que eles atinjam seus objetivos ao acessar uma página.

A velocidade de carregamento de uma página também é um dos itens importantes a serem otimizados. Se sua página demora para ser carregada, as ferramentas de buscas provavelmente irão dar preferência para sites mais rápidos, afinal é mais provável que os visitantes desistam e procurem uma nova página do que esperem muito tempo para ver seu conteúdo.

Além dos pontos técnicos, outra importante contribuição dos profissionais de UX para o SEO é a execução das pesquisas com os usuários. Ao entender melhor as necessidades, dificuldades e motivações dos visitantes é possível otimizar diversos pontos do site de maneira mais efetiva e oferecer uma experiência e um conteúdo que atenda as expectativas dos visitantes.

Conclusão

Se os objetivos de SEO e de Experiência do Usuário estão conflitando em um ou mais pontos, é bem provável que algum destes trabalhos não esteja sendo bem feito. Não devemos ser míopes e enxergar só um ou outro ponto. Profissionais de UX e SEO podem e devem trabalhar juntos para garantir tanto o aumento de visitas quanto a boa experiência e o aumento de conversões.

Meu conselho para quem trabalha com essas duas áreas é estar consciente de que existem diversos fatores técnicos que devem ser cuidados em relação a SEO, porém sempre considerando a experiência do usuário. Por exemplo: ainda é possível e recomendado utilizar palavras-chaves nas páginas, porém não de maneira que prejudique a qualidade. Lembre-se que keywords, além de posicionar melhor um site no google, vão ajudar o usuário a entender melhor o contexto do site.

É importante também saber quais páginas do seu site precisam estar bem posicionadas nos sites de busca ou não. Isso ajudará você a planejar melhor a página em relação a origem dos seus visitantes e a definir o grau de importância dos fatores de otimização para o Google na estrutura e no conteúdo.

Em relação ao processo de trabalho, o esforço deve ser compartilhado no início do planejamento de uma nova página. Ambos devem trabalhar para definir juntos estrutura e conteúdo levando em conta os diversos pontos que influenciam as duas áreas.

Acompanhe suas métricas e experimente. Por melhor que seja um site, ele sempre pode ser otimizado, seja em relação a SEO ou a experiência dos usuários. Para isso, é importante entender seus visitantes . Mesmo quando falhar, busque aprendizados e continue experimentando.

Importante: utilize nossa Ferramenta de SEO gratuita para se destacar da concorrência.

Quer saber mais sobre como otimizar seu site para o Google?

Existem diversos conteúdos e ferramentas que podem ajudar você a identificar pontos de melhorias e executar. O próprio Google publicou um conteúdo mostrando 5 erros comuns em relação a SEO e 6 dicas de como melhorar seu site.

Se você deseja um diagnóstico mais completo do que é possível otimizar para melhorar o ranking do seu site no Google, recomendo experimentar a ferramenta SEO Certo da KingHost. Ela realiza diversas análises no seu site e fornece dicas práticas de como é possível otimizar seu site. Além de permitir comparar seu site com seus concorrentes.

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Bruno

Bruno Cambraia

Designer de Interação Sênior na KingHost, com mais de 10 anos de experiência profissional na área e especialização em Design Centrado no Usuário pela Universidade Positivo / PR.

Bruno

Bruno Cambraia

Designer de Interação Sênior na KingHost, com mais de 10 anos de experiência profissional na área e especialização em Design Centrado no Usuário pela Universidade Positivo / PR.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Conteúdos relacionados

Quantas vezes um problema poderia ser evitado ou uma oportunidade melhor aproveitada se não fosse a famosa “falta de comunicação”. Assim como nas relações pessoais, uma comunicação empresarial eficiente, pode impactar e trazer ótimos resultados. Uma comunicação eficaz não se resume apenas a transmitir informações, mas também a construir relacionamentos sólidos, promover entendimento mútuo e...
Ao longo das últimas décadas, as mulheres vêm ocupando cada vez mais espaços que antes eram considerados exclusivamente masculinos. Nesse cenário, o empreendedorismo feminino aponta como uma alternativa crescente de atuação. Em um país onde as mulheres são maioria, o percentual de empreendedoras foi de 34% em relação ao total de negócios no ano de...
Você busca mais eficiência no controle das operações do seu negócio? Então, com certeza, precisa conhecer como um sistema ERP pode te ajudar. E para isso, preparamos esse conteúdo que servirá como guia para pessoas gestoraes e empreendedoraes potencializarem seus resultados e tornarem as rotinas das suas empresas mais produtivas. Venha conosco! O que é...
Conheça algumas estratégias essenciais para registrar da melhor forma as entradas e saídas do seu negócio, minimizando riscos e potencializando resultados. Você, que é  uma pessoa empreendedora, quer saber como fazer o fechamento de caixa corretamente? Então, acompanhe esse conteúdo que preparamos e confira algumas dicas e o passo a passo para executar esse processo...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você