Tudo Sobre Hospedagem de Sites Ensina a Instalar o Let’s Encrypt


A equipe do site Tudo Sobre Hospedagem de Sites fez um artigo excelente e muito completo ensinando a instalar o Let’s Encrypt em nosso Painel de Controle. É um passo a passo detalhado e que mostra como o processo pode ser simples e a importância de ter um site com Certificado SSL, que é item gratuito nos planos de hospedagem da KingHost. Veja abaixo uma versão resumida do artigo.

O que é o Let’s Encrypt

Antes de partir para o procedimento em si, vamos fazer uma pequena revisão sobre o que é o Let’s Encrypt e por que usá-lo. Let’s Encrypt é uma autoridade certificadora para a emissão de certificados SSL gratuitos e automatizados. Trata-se de uma iniciativa apoiada por grandes empresas, como Google, Facebook e Automattic (criadora do WordPress), e que tem entre seus objetivos tornar a internet mais segura. Lançado oficialmente em 2016, ele foi rapidamente adotado por milhões de sites em todo o globo (são mais de 20 milhões). A iniciativa veio a calhar, principalmente, depois do Google ter divulgado oficialmente que considera o SSL como um dos fatores de ranqueamento para sites. Espera-se que, em um futuro próximo, poucos sejam os sites que não possuam SSL.

Passo 1: Acesse o painel de controle da hospedagem

O painel pode ser acessado pelo próprio site da KingHost, no link localizado no topo do site. Se preferir, você também pode acessar diretamente a URL painel.kinghost.com.br. Os dados de acesso (login e senha) foram enviados para o seu e-mail no momento da ativação do plano.

Após inserir o login e a senha do painel de controle, você terá acesso à página inicial do painel, que contém um resumo dos serviços contratados. Em nosso caso, estamos com o plano Hospedagem I, cujo resumo de uso aparece no topo da página. Clique na área de resumo para ter acesso à área de gerenciamento do plano.

painel-de-controle-kinghost

Passo 2: Acesse a área de gerenciamento de certificados SSL

Ao entrar na área de recursos do seu plano de hospedagem, você verá, no topo da página, um relatório dos recursos utilizados no seu plano. Um pouco mais para baixo, há uma área com diversos ícones, cujo título deve ser algo como “Site meudominio.com.br”.
Role a página para baixo e localize o ícone Certificados SSL. Esta é a seção que usaremos para instalar o Let’s Encrypt na KingHost.

painel-de-controle-kinghost

Passo 3: Selecione o domínio desejado e instale o certificado

Dentro da área de certificados, você verá quatro opções que podem ser instaladas em seu site. Os certificados Let’s Encrypt e Compartilhado são gratuitos. Também estão disponíveis os certificados SSL SNI e o SSL + IP dedicado, que podem ser contratados separadamente. A principal diferença entre estes certificados é a tecnologia utilizada que, no caso do SNI, não exige um IP dedicado.
Como vamos de Let’s Encrypt, basta clicar na primeira opção para ter acesso à área de instalação.

painel-de-controle-kinghost-certificados30

Passo 4: Instale o Let’s Encrypt nas versões com e sem www

Na tela seguinte, devemos indicar o domínio desejado para a instalação do Let’s Encrypt. Vale lembrar que um certificado deve ser emitido individualmente para cada domínio ou subdomínio. Por isso, é importante realizar a instalação do SSL em todas as variações do seu domínio, o que inclui as versões com e sem www.
Para realizar a instalação, escolha o domínio na caixa de seleção e clique em Adicionar certificado.

painel-de-controle-kinghost

Repita o procedimento até instalar o Let’s Encrypt em todas as variações do seu domínio e em quantos domínios desejar. Aproveite, pois o processo é completamente automatizado e gratuito.

painel-de-controle-kinghost

Após a instalação de cada certificado, o aviso de “sob processamento” será exibido ao lado do domínio no qual você acabou de solicitar o SSL. Aguarde alguns instantes e carregue novamente a página. Em pouco tempo este status deverá mudar para a data de renovação do certificado, que possui uma validade de apenas 3 meses. Não se preocupe, no entanto, com essa validade curta, porque a renovação é automática e será feita sem que você precise tomar nenhuma atitude quanto a isso.

painel-de-controle-kinghost

Passo 5: Acesse seu domínio e verifique se o certificado está funcionando

Após a instalação do certificado pelo painel, chegou a hora de testar a instalação “ao vivo”. Para isso, digite o endereço do seu domínio no navegador e inclua o protocolo https na URL, como no exemplo abaixo:

https://meusite.com.br

Se tudo estiver ok, você verá um cadeado verde na barra de endereço do navegador, como na imagem abaixo.

Possíveis problemas após a instalação do certificado SSL

Se algo diferente de um cadeado verde for exibido, como um ícone de aviso, isso pode significar que nem todos os recursos estão sendo carregados pelo endereço seguro do seu site.
Ou seja, ao carregar a página que contém o SSL (ex.:https://meusite.com), alguns itens da página, como imagens, folhas de estilo e scripts, podem estar sendo carregados de maneira insegura, sem o https (ex.:http://meusite.com/imagem1.jpg) Nesse caso, você deve ajustar o código do seu site para que todos os elementos da página sejam carregados com a conexão segura.

certificado-ssl-nao-segura

A situação descrita acima indica que o certificado SSL foi instalado corretamente, mas o site precisa de ajustes em seu código-fonte.

Caso o certificado não tenha sido instalado, por algum motivo, a página não será carregada, exibindo um aviso ao invés disso, como no exemplo abaixo:

certificado-nao-instalado

Se você se deparar com uma mensagem dessas em seu site após a instalação do Let’s Encrypt, reveja os passos de instalação e certifique-se de que o procedimento foi feito da maneira adequada. Se necessário, entre em contato com o suporte da KingHost e peça para que eles verifiquem se a instalação está correta.

Configurações pós-instalação do Let’s Encrypt

Após a instalação, configure o seu site para que apenas a versão segura seja exibida. Assim, mesmo que um usuário acesse o seu site na versão insegura (http), ele será redirecionado para a versão segura (https).
Existem muitas maneiras de fazer esse redirecionamento e o procedimento pode mudar de acordo com a tecnologia usada em seu site. Por isso, não entraremos em detalhes sobre como fazer esse redirecionamento.
Se você desejar visualizar os recursos que não estão sendo carregados via SSL em seu site, visite o endereço www.whynopadlock.com/ e coloque uma página do seu site (com o https) na ferramenta. Após submeter a página, você verá a lista dos recursos carregados, com a indicação de quais deles precisam que a URL de carregamento seja ajustada.

relatorio-seguranca

Com este relatório em mãos, ficará mais fácil saber o que ajustar em seu site. Outra maneira de obter um relatório de itens inseguros carregados em uma página é usar o console do Google Chrome. Ele também está disponível entre as ferramentas do desenvolvedor.

Espero que você goste tanto deste tutorial quanto eu. Se quiser ler o artigo na íntegra, é só acessar aqui. Aproveite e confira também o eBook com o case de sucesso do nosso blog após a instalação do Certificado SSL, que resultou em um crescimento de 200% no volume de visitas.

Patricia Sperk

Patricia Sperk

Analista de SEM em KingHost
Administradora de Empresas por formação e estudante do MBA em Marketing da FGV. Apaixonada por Marketing Digital e em constante desenvolvimento.
Patricia Sperk

Comentários

comentário(s)