[Relato] As lições que aprendi preparando um curso online


Há muito tempo nós do time de Marketing da KingHost tínhamos um desejo enorme de desenvolver um curso com foco no público empreendedor, que ensinasse pessoas que não sabem programar a construírem os seus próprios sites. Acho que eu, particularmente, tinha esse desejo ainda mais latente, pois tinha ainda mais contato direto com os clientes e nossos times de atendimento. Os pedidos dos nossos clientes com perfil empreendedor eram inúmeros: façam um produto com a nossa cara, adequado a nossa linguagem e realidade.

A justificativa do nosso esforço

É importante dar voz também aos dados e não ficar somente nas percepções que vem ao nosso “achismo”. Foi isto o que nos deixou realmente preocupados: o ponto em que existem cerca de 32,3 milhões de domicílios somente no Brasil com acesso à internet e que 9 em cada 10 dessas pessoas, pesquisam na internet antes de comprar. Estar online, em 2017, significa ter potencial de atingir mais de 100 milhões de internautas (Cetic.br).

Ao nos depararmos a triste realidade do empreendedor online brasileiro, que decidimos dar ouvido aos pedidos dos nossos clientes e produzir um curso online para esse público fazer seu site sozinho e tirar aquele projeto inovador que estava há tanto tempo no papel, mas não ia para frente pois precisava de um programador. Assim, já tínhamos dados que justificassem fazermos um conteúdo de valor para empreendedores digitais que gostariam de colocar seu site no ar, mas não pudessem ou não precisassem realmente contratar um especialista para isso.

O curso foi lançado no final de maio e já é sucesso garantido com mais de mil alunos e mais de 290 elogios e dúvidas respondidas. Minha aula ainda nem foi para o ar e já sinto que este curso foi um marco na minha carreira.

A grande verdade: O sucesso do cliente é o nosso sucesso

Ter o próprio site, para a maioria dos empreendedores, é muito mais do que colocar uma página no ar: é dar asas aos seus sonhos. É a abertura de um negócio próprio, a conquista de novos clientes, um novo direcionamento de mercado. Por isso, muitas pessoas imaginam que criar um site é algo muito complexo, que precisa de um planejamento de meses e de uma agência ou profissional técnico para isso, mesmo se for apenas um site institucional para orçamentos ou contatos profissionais.

Um site pode ser desenvolvido por um profissional sim, sites grandes, inclusive, geralmente são desenvolvido por uma equipe com profissionais multidisciplinares. Não vou mentir pra você, esses profissionais são fantásticos e criam ótimas soluções para diversos problemas complexos.

Por outro lado, não são todas as empresas que precisam desse trabalho, algumas precisam apenas de um site simples que divulgue o endereço, os produtos, serviços e canais de contato. Em casos assim, existem as ferramentas de Criação de Sites que são ainda mais simples, pois usam o formato clica e arrasta e geralmente já contam com alguns modelos prontos, o que facilita o processo para quem não tem noção de design. Inclusive, a que a gente utilizou para desenvolver o curso foi o Criador de Site da KingHost.

A grande dificuldade dessas ferramentas, entretanto, é que nenhuma das empresas que as fornecem, ensina como utilizá-las, nem como produzir um site bonito, que conquiste acessos e que tenha sucesso em vendas. Era esse o grande pedido que eu ouvia dos nossos clientes. Por isso, hoje me sinto uma profissional muito mais realizada que há um mês atrás.

O segredo para o sucesso

Nós criamos esse curso para ajudar nossos clientes a criarem seus sites sozinhos, sem ajuda de um profissional, em 9 vídeo-aulas totalmente gratuitas. O curso teve tanto sucesso, que resolvemos abri-lo para todo mundo!

Nessas aulas, o aluno sai capacitado a:

  • Criar o conteúdo em textos com foco em divulgar seus serviços e produtos de forma clara e objetiva para seus visitantes. Você receberá um template e instruções de uma especialista para realizar a produção.
  • Personalizar seu site de acordo com a marca da sua empresa seguindo os principais conceitos de design. Durante as aulas, você aprenderá na prática a escolher o melhor modelo para o seu site e aplicar esses importantes conceitos.
  • Ampliar os resultados de divulgação do seu site com SEO, E-mail Marketing e Redes Sociais. Além de apresentar as ferramentas, nossos especialistas lhe darão indicações práticas para colocar as estratégias de divulgação no ar rapidamente.
  • Acompanhar e analisar os resultados do seu site, utilizando essas informações de forma ativa para obter ainda mais desempenho.

Ao se inscrever no curso, a pessoa recebe duas aulas por semana, para ter tempo de assimilar o conteúdo e desenvolver os exercícios propostos. Assim, consegue criar seu projeto juntamente com as lições aprendidas.

Se você ficou curioso para conhecer mais o curso, pode se inscrever nesse link: conteudo.kinghost.com.br/curso-como-criar-seu-site

Essa foi a minha segunda experiência com cursos online, mas a primeira com vídeo-aula. Particularmente, sempre tive mais dificuldade com as câmeras do que com uma plateia lotada de pessoas, mas esse não foi o meu maior desafio.

Planejar uma aula vai muito além de se colocar na frente de uma câmera e falar sobre todo o conhecimento que você tem na cabeça, até porque é aquilo que você faz no seu dia a dia. Quantos emails eu já enviei? Milhares. Quantas segmentações de contatos já tinha feito? Outras milhares. Quantas estratégias de campanha? Já perdi a conta. Mas sentar na frente do meu computador, pensar no meu público empreendedor, aquele que tem uma ideia, um projeto parado há muito tempo, louco para colocar no ar, que vai solucionar o problema de muitas outras pessoas, e não sabe como vender, como converter esses contatos em clientes. Pensar nesse meu público, em como eu vou ajudar ele a ter sucesso no seu negócio, seja ele uma agência de marketing digital, um e-commerce ou um salão de beleza, é o maior desafio. Acredito que foi o maior desafio para todos meus colegas do marketing também.

O sucesso vem em vários formatos diferentes. De vários nichos. Os resultados nem sempre são satisfatórios de primeira. Mas eles ensinam. E são sucesso também. Eu mesma, gravei e regravei minha aula tantas vezes que até perdi a conta. Uma coisa eu sabia: todos nós faríamos de tudo para esse projeto (o curso) dar certo. Todos nós faríamos de tudo para levar o sucesso ao nosso querido empreendedor digital. Aquele ao qual nos identificamos tanto. E fizemos com maior carinho do mundo.

Originalmente publicado no Linkedin.

Priscila Fenner

Priscila Fenner

Analista de Relacionamento em KingHost
Formanda em Relações Públicas pela UFRGS, se apaixonou cedo por relacionamento e comportamento do consumidor. Trabalha há 6 anos com Marketing.
Priscila Fenner

Comentários

comentário(s)