7 dicas para contratar freelancers e realizar projetos de sucesso


Contratar um freelancer nem sempre é tão simples como parece. Na correria do dia a dia os empreendedores estão precisando cada vez mais desses profissionais. Com isso, é importante ficar atento a algumas ações fundamentais para garantir a contratação adequada e a conclusão de um projeto dentro ou acima das expectativas. Pensando nisso, resolvemos falar aqui sobre sete dicas que vão ajudar você a fazer uma boa contratação e a realizar projetos de sucesso. Vamos começar?

Primeiros passos para contratar um freelancer

Antes de qualquer coisa é preciso entender que esse tipo de contratação muitas vezes é remota . Em outras palavras, você não verá a pessoa, não estará no mesmo ambiente e nem conviverá com ela. Isso torna ainda mais importante alguns cuidados antes de efetivar um projeto com o freelancer. Hoje, existem diversas ferramentas seguras para conhecer bem os profissionais e suas entregas. A Workana é um desses aliados, sendo o maior site de contratação freelancer da América Latina. A ferramenta facilita a vida de freelancers e de empreendedores ao permitir que a transação seja feita toda pela plataforma, desde a inclusão e descrição do projeto e seus contatos até o pagamento.

Agora, vamos às dicas

Comece pensando na sua necessidade e no projeto em que quer a participação de um freelancer. Quais serão as atividades que o profissional precisará fazer? Qual o objetivo do seu projeto ? Qual a área de conhecimento a qual ele se destina? Essas são algumas das perguntas que você deve se fazer ou compartilhar com a sua equipe para garantir o detalhamento do projeto. Bem, já que falamos disso, vamos a primeira dica, que é justamente sobre esse aspecto.

1) Faça uma boa descrição do projeto: em seus mínimos detalhes

Essa talvez seja uma das dicas mais importantes e primordiais para garantir uma boa contratação. Seja claro no que precisa, desde as habilidades que espera do freelancer até as entregas que precisa. Dedique tempo a descrever quais devem ser as responsabilidades do profissional, perfil e área que busca contratar, prazos de entrega, materiais que precisa receber, nível de experiência que o candidato deve ter, valores disponíveis para investir e até algumas informações da sua empresa como referência. Se for o caso, peça na descrição do projeto que os freelancers interessados enviem trabalhos de referência para ajudá-lo no filtro. Ah, uma dica: se tiver dúvidas de quanto cobrar pelo seu projeto confira nossa ferramenta, a “ Calculadora freela ”.

2) Filtre as propostas que receber

Essa pode ser uma parte difícil da contratação de um freelancer. Com uma boa descrição e seu projeto publicado você começará a receber as propostas dos profissionais. Segundo o Workana, um projeto publicado recebe em média de 30 a 40 propostas em um único dia! Portanto, faça um filtro delas, levando em consideração aspectos como:

  • Apresentação do candidato;
  • Experiência do freelancer;
  • Rapidez do retorno às suas dúvidas ou questionamentos;
  • Preenchimento dos requisitos que você solicitou na proposta;
  • Qualidade dos materiais de referência enviados (caso tenha solicitado).

3) Não se prenda apenas na questão “valor”

Algumas das propostas que receber podem ter um valor mais alto do que o colocado na sua descrição do projeto. Não as ignore de imediato. Tente entender e analisar o motivo do candidato ter colocado um preço “acima ou abaixo do combinado”. Muitas vezes, ele é o profissional que vai trazer um diferencial e agregar ainda mais ao seu projeto. Por isso, analise todas as propostas sem usar a questão “valor” como um filtro de descarte imediato.

4) Na dúvida, pergunte e troque ideias

Após fazer esse primeiro filtro das propostas que recebeu é comum ficar em dúvida entre os candidatos que pré-selecionou ou querer saber mais sobre um ou outro freelancer. Então, não tenha medo de fazer perguntas, pedir mais materiais de referência, saber mais da experiência do profissional, entre outras questões. Ter uma comunicação clara, aberta e objetiva já é meio caminho andado para o sucesso do seu projeto. Analise essa troca de ideias e o que o freelancer pode acrescentar e agregar de valor ao seu projeto.

5) Avalie o histórico do profissional

No Workana, por exemplo, o freelancer tem um perfil com todos os trabalhos que já realizou, depoimentos, informação de contratações feitas por um mesmo cliente, entre outros dados que ajudam na criação de um histórico do profissional. Um detalhe interessante é o ranking e a classificação por estrelas que a ferramenta permite, que de forma visual já diz muito sobre o trabalho do candidato. Se você não utiliza uma ferramenta como essa, o LinkedIn, um currículo e um portfólio com referências, por exemplo, podem te ajudar ainda mais a tirar a dúvida.

6) Se ainda tiver dúvidas, marque uma conversa pelo Skype

Geralmente, os freelancers utilizam essa ferramenta para se comunicar com os clientes e você pode usá-la a seu favor. Essa conversa pode ser uma ação tipo “tira-teima” para você escolher definitivamente o candidato que vai realizar o seu projeto. Faça uma entrevista curta, falando mais do seu projeto, sua necessidade, sua empresa e observe se as reações e ideias do freelancer têm potencial para se desdobrar em soluções criativas e relevantes para o seu problema.

Lembrando que o ideal é sempre manter a comunicação com os profissionais através das plataformas de contratação freelance como a Workana, já que desta maneira você contará com a segurança e a garantia de pagamento oferecidas pelas plataformas.

7) Escolha com critério e foque na comunicação

Depois de seguir todos esses passos chegou o momento de “assinar” com quem vai realizar o seu projeto. Aceite a proposta do profissional e entre em contato para ajustar qualquer detalhe que ainda precise ser firmado. Com tudo certo e o projeto iniciado, mantenha uma boa comunicação com o freelancer. Responda às dúvidas que ele possa ter o mais breve que puder, dê retorno quanto ao recebimento do material e passe as possíveis alterações. Enfim, participe ativamente do processo com o profissional escolhido. Não o deixe “sozinho” no desenvolvimento do projeto.

Escolhi meu candidato freelancer, e agora?

Após fazer sua escolha é hora de começar a acompanhar o trabalho do profissional e suas entregas . Feche os acordos necessários quanto a datas de entrega e passe as informações complementares para início e desenvolvimento do projeto. Entenda que essa é uma relação de parceria e uma via de mão dupla: todos precisam estar na mesma página para garantir uma entrega de sucesso.

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Workana

A Workana é um marketplace que conecta freelancers a empresas.Possui atuação em toda a América Latina, com cinco anos de atuação, a empresa já atingiu a marca de 250 mil projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de 570 mil freelancers cadastrados.

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