Domínios removidos ‘.br’ passam a ser oferecidos mensalmente


O 1º leilão mensal poderá ser conferido amanhã, 13/09.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) informou que está mudando as regras de disponibilização dos domínios removidos e que irá, a partir de agora, leiloar os domínios removidos mensalmente.

Outras mudanças no método de oferta de domínios incluem venda pelo valor de maior lance no leilão. Anteriormente, domínios que recebiam muitas ofertas eram mantidos congelados.

Essas novas regras afetam domínios que tenham sido retirados do ar pelos seguintes motivos:

  • Por solicitações de cancelamento;
  • Caso o titular tenha optado pela não renovação;
  • Se houveram irregularidades associadas ao domínio.

No leilão de domínios os lances poderão variar entre R$ 50 e R$ 20 mil reais. Serão 400 mil nomes de domínio ofertados e a lista de domínios disponíveis será atualizada conforme o leilão estiver sendo processado. A compra de domínios novos não será alterada.

O link para o leilão será divulgado a partir das 15h do dia 13/09. As regras de participação e o link podem ser encontrados diretamente no site do Registro.br.

Facilidades e cuidados ao comprar um domínio que já tenha sido utilizado:

Tempo do domínio no ar x reputação e ranking

Tempo de domínio é um fator importante para desenvolver um bom pagerank. Domínios mais antigos tendem a ter mais compartilhamentos em mídia social e outros canais, o que ajuda na reputação destes endereços. Algumas vezes, no entanto, o domínio pode não ter sido indexado ou talvez o seu conteúdo não tenha sido trabalhado da melhor forma, para conhecer como o domínio foi utilizado antes de comprá-lo utilize o Way back machine .

Domínios antigos já estão fora do limbo do Google

Um nome de domínio novo pode levar algum tempo para obter uma classificação satisfatória no Google. Em compensação, os nomes de domínio mais antigos já ultrapassaram esse tempo inicial e podem rapidamente aparecer nos motores de busca. Vale a regra de sempre conferir o histórico do domínio antes de comprá-lo.

Perfil de backlinks e tráfego

Domínios antigos não possuem valor pelo seu tempo de registro, seu valor é gerado pela história de uso que foi feita pelo antigo dono. Domínios novos requerem um trabalho árduo em busca de sites relevantes que aceitem linkar para o site novo em questão. Em compensação, é possível que um domínio com alguns anos de idade já tenha uma série de backlinks de qualidade, e esse é um dos fatores de SEO mais valiosos de acordo com o pagerank do Google. Utilize o open site do Moz para verificar a autoridade de um domínio e saber mais sobre seu perfil de backlinks e potencial de tráfego.

Outras considerações importantes

Se você estiver pensando em comprar um domínio removido, certifique-se de que ele tenha sido utilizado para um propósito legítimo anteriormente. Caso contrário, ele poderá inclusive atrapalhar o posicionamento orgânico do seu site.

Outra ponto importante que você deve verificar antes de comprar um domínio antigo é o assunto sobre o qual o site anterior, que estava vinculado a ele, falava. Caso o nome de domínio que você quer comprar tenha sido utilizado para o mesmo nicho no qual você atua, isso pode ser um negócio perfeito e lucrativo para sua empresa. Por outro lado, se o domínio era utilizado para um nicho muito diferente do seu, isso pode ter um impacto ruim no seu SEO.

Já se inscreveu no Conexão KingHost? Atualize-se acompanhando palestras de 16 dos melhores devs do Brasil:

Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

Analista de Conteúdo em Kinghost
é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.
Leonéia Evangelista

Comentários

comentário(s)

Categories