Como fazer Email Marketing: 8 dicas para uma campanha de sucesso


O email marketing é uma ótima ferramenta para você se comunicar com seus contatos e criar oportunidades de venda e relacionamento. Estatísticas mostram que 92% dos adultos presentes online utilizam email, sendo que 61% deles utilizam diariamente. Além disso, mais de 60% dos consumidores afirmam que a comunicação por email influencia na hora da compra.

Esses dados nos mostram que o Email Marketing é realmente uma das melhores estratégias para aumentar o reconhecimento, bem como a aquisição, conversão e retenção de clientes. No entanto, criar uma boa estratégia para o canal e uma boa campanha, nem sempre é uma tarefa tão simples. Muitos dos clientes aqui da KingHost me procuram pedindo dicas de como começar a fazer Email Marketing. Por isso, resolvi compilar as principais dicas que passo para eles, aqui nesse post.

Aproveite as oportunidades para se relacionar com seu público

O Email Marketing é uma ótima ferramenta para você interagir com seus contatos. Com ela, você abre um leque de inúmeras possibilidades pensando em relacionamento com sua base de clientes. Em datas especiais e comerciais, por exemplo, você pode oferecer produtos adicionais aos que eles têm ou simplesmente enviar uma mensagem de feliz natal ou feliz aniversário, fortalecendo sua marca e estreitando seus laços. Com argumentos de autoridade, segmentando bem seu público e oferecendo o que ele procura, você acerta o alvo e faz ele desejar ser seu cliente.

Comece com sua lista de contatos

Incluir um formulário em seu site para que as pessoas se inscrevam e fiquem informadas das novidades pode ser uma ótima forma de divulgar o seu trabalho e o conteúdo do seu site ou blog. E com a ferramenta de Email Marketing da KingHost é muito fácil! Após você ativar a ferramenta no seu painel de controle, na aba administração, você encontra um código pronto para você incluir no seu site e começar a coletar o email dos contatos interessados em receber suas novidades.

Esse é o primeiro passo para construir uma base de contatos qualificada: convidar estes contatos que estão acessando seu site para entrar em sua lista, o que chamamos de “opt-in”. Isso significa que todas as pessoas que estão em sua lista de e-mails, autorizaram o recebimento de seus e-mails. Uma lista ainda mais confiável é aquela que confirma a decisão de entrar em sua lista de contatos através do seu email, o que chamamos de “double-opt-in”, como você verá a opção na nossa ferramenta de Email Marketing.

Como criar o formulário opt-in na ferramenta de Email Marketing da KingHost

Como criar o formulário opt-in na ferramenta de Email Marketing da KingHost

Você deve ter em mente que a compra de listas nunca é uma boa decisão, pois essas listas são sujas, com muitos e-mails inválidos e trabalhadas por milhares de empresas, além de não ser recomendado enviar emails para quem não manifestou interesse em recebê-los. Um exemplo de opt-in são os formulários que encontramos em diversos canais com mensagens como “assine nossa newsletter” ou “receba nossas novidades e promoções por email”, como o exemplo abaixo.

Formulário Opt-in da KingHost

Formulário Opt-in da KingHost

Escolha uma plataforma simples

Você pode criar uma campanha de marketing usando uma interface simples de arrastar e soltar, com modelos prontos e personalizáveis para enviar para os contatos que quiseram receber suas novidades e promoções. Essa comunicação pode aumentar muito as taxas de conversão e promover a lealdade da marca, enquanto você estiver trabalhando em outras partes do seu negócio que exigem sua atenção.

Segmente seu público

É muito comum que seu produto ou serviço atenda diferentes perfis de clientes. Entender cada perfil, seus interesses e necessidades, é essencial para que você envie uma comunicação relevante para seu público e mais assertiva para seu negócio. E, por isso, destaco a importância de se trabalhar com segmentação dos seus contatos. Algumas opções de segmentação são, por exemplo: sexo, localização, engajamento, interesses específicos que você tenha mapeado ou outra que faça sentido para seu negócio. Entretanto, as segmentações que você deve colocar mais esforços são as relacionadas ao comportamento do seu leitor.

As campanhas que você envia podem lhe dizer muito sobre o comportamento e preferências do seu cliente. Em uma situação hipotética, em que você enviou uma campanha promocional de Natal e seu destinatário clicou para ver fotos de cortes de cabelo masculinos, você pode entender que ele tem interesse em cortar seu cabelo em breve, ou presentear alguém, e você pode até oferecer serviços ou produtos masculinos complementares. Assim, poderemos criar uma segmentação só para quem clicou em cortes masculinos nesta campanha e enviar uma próxima com foco nos produtos em estoque para esse público ou até mesmo com os horários disponíveis para agendamento.

Envie um conteúdo relevante

Para construir um bom conteúdo, é preciso que você tenha em mente um objetivo e metas claras, e assim você alcançará o sucesso desejado. Se você quer gerar mais acessos para seu site, por exemplo, evite textos longos e muitas informações. Traga uma descrição breve, uma imagem relevante e um botão convidando o leitor a visitar o seu site para obter mais detalhes.

Aproveite o Email Marketing para se relacionar com seu público nas mais variadas situações. Se o seu objetivo é em vendas, foque nos seus serviços/produtos mais relevantes, com melhores resultados, ou segmente sua base de acordo com o interesse. Assim, suas chances de acertar o alvo aumentam significativamente e o engajamento do seu público a longo prazo também, pois você estará comunicando algo do seu interesse. Envie descontos e promoções especiais e exclusivas para os assinantes da sua lista, afinal eles são clientes fiéis e estão interessados no que você tem a oferecer.

Planeje com antecedência

Esse item pode parecer óbvio, mas muitos empreendedores e profissionais de marketing ainda pecam muito na organização de um calendário para suas divulgações, seja por email ou qualquer outra mídia que utilize. Você pode planejar seus emails semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, ou como ficar melhor para você. O importante é que você organize um calendário de envios, para visualizar quais produtos irá focar, quais públicos irá atingir, quais resultados está projetando, para que no final do ciclo, consiga mensurar se suas estratégias estão dando o resultado esperado ou em que parte do processo você deve interferir para melhorar qualificar seus contatos e enviar uma comunicação mais assertiva.

O calendário ajuda a planejar promoções, informativos sobre a empresa (de férias e feriados, por exemplo) e atuar no tempo certo. Também, é uma ótima forma de construir um relacionamento com seu público e gerar clientes fiéis à sua marca, e ainda melhor, promotores da sua marca, que indiquem você para outros contatos, enviando mensagens em datas comemorativas, descontos exclusivos, cupons especiais, exemplos que já vimos anteriormente.

Evite um email com cara de spam

Nem tudo são flores. O Email Marketing também tem alguns desafios como dificuldade em conseguir uma boa taxa de abertura e clique. Por isso, é muito importante seguir as boas práticas para garantir que suas mensagens cheguem a caixa de entrada dos seus contatos e eles tenham interesse em lê-las.

Selecionei as principais boas práticas de Email Marketing para você não esquecer de aplicá-las no seu dia a dia:

  • Envie seus emails só para quem optou por recebê-los;
  • Deixe seu contato a vontade para se descadastrar a qualquer momento da sua lista;
  • Evite termos que chamem atenção das blacklists;
  • Não coloque muitas imagens no corpo do email;
  • Siga as boas práticas da CAPEM;
  • Escolha bem seu destinatário e seu assunto;
  • Controle a frequência de envios.

Faça testes, muitos testes

Provavelmente quem se cadastrou no seu site está querendo receber novidades, promoções da semana, dicas, produtos em destaque etc. São oportunidades que não se pode perder.

Com as métricas fornecidas na Ferramenta de Email Marketing da KingHost você terá dados e informações para melhorar suas campanhas de email marketing em tempo real, mas não adianta guardar esse conhecimento e não colocá-lo em prática! É preciso monitorar o desenvolvimento da campanha, ver se o crescimento do CTR dos seus emails está atingindo suas expectativas, se as pessoas estão abrindo os e-mails e se todas estão recebendo as mensagens.

Relatório de aberturas X cliques da ferramenta de Email Marketing da KingHost

Relatório de aberturas X cliques da ferramenta de Email Marketing da KingHost

Otimize as campanhas com as informações que você coletar, descubra o que está – ou não – dando certo e altere, teste e melhore!

 

Priscila Fenner

Priscila Fenner

Analista de Relacionamento em KingHost
Relações Públicas pela UFRGS, trabalha com marketing há 6 anos. Na KingHost, é especialista em relacionamento e comportamento do consumidor, atuando com Email Marketing, Pesquisas de Mercado e Relacionamento com Cliente.
Priscila Fenner

Comentários

comentário(s)