O que é Email Marketing: um glossário completo


O Email Marketing é uma parte importante da estratégia de marketing digital de qualquer empresa. Esse canal é de baixo investimento, mas um excelente meio para se relacionar com a sua base de clientes. As empresas que têm listas de emails segmentadas por interesse em produtos e/ou serviços devem aproveitar essa oportunidade para interagir de forma mais personalizada com seus contatos.

Entender os termos do email marketing é fundamental para conhecer e adequar à suas estratégias digitais. Pensando nessa necessidade, criamos um glossário completo com as palavras-chave que irão auxiliar você a começar a medir, relacionar e criar suas campanhas de Email Marketing.

Boa leitura!

A

Autenticação

Termo utilizado para assegurar e confirmar a entregabilidade de emails. Confirma a autenticidade de quem está enviando um e-mail para determinado provedor. As formas de autenticar são por meio dos protocolos SPF, DMARC, DKIM e Domain Keys.

Automatização de e-mail mkt

Enviar o email mkt para diversas pessoas em um único clique. Geralmente, esse processo é realizado através de ferramentas de automação de email mkt que permitem funcionalidades como agendamento de envio, criação e captação de leads.

Alerta

São emails com notificações para os usuários sobre algum  aviso especial.

ALT(Alternative Text)

Inserido no HTML é um texto para descrever uma imagem.

Anexo

São os arquivos que acompanham uma mensagem. Esses arquivos vêm fora do texto do e-mail, ou seja, o usuário deve fazer o download do conteúdo em anexo.  O destinatário precisa ter cuidado para não enviar os anexos em Newsletters, porque, muito servidores não permitem e consideram a mensagem como SPAM.

API (Aplication Programming Interface)

É uma integração de informação que permite que software enviem dados ou informações entre si. Nos e-mails mkt são usados para a segmentação e personalização em que são transferidos os dados do Lead.

Assunto (Subject)

É o título do email que é mostrado na caixa de entrada do destinatário. Essa parte do email deve ser construída com muita atenção e estratégia, porque, pode influenciar diretamente na taxa de abertura e conversão da campanha de email.

B

Blacklist

São endereços de emails que são considerados SPAM. Essas listas de emails são a grande preocupação de quem trabalha com email mkt, porque, podem prejudicar a entregabilidade e taxa de conversão da campanha.

Bounce

Acontece quando um email não chega  na caixa de entrada de algum destinatário. Alguns dos motivos: caixa de entrada cheia (soft) e erros permanentes, como destinatário não existe (hard).

Bounce Rate (Taxa de retorno)

Taxa para medir a saúde da lista.

Behavioral Targeting

Conceito que consiste  em enviar campanha segmentada a partir de ações e comportamentos dos usuários em seu site, como abertura e navegação do produto.

Block (bloqueio)

Provedores bloqueiam um serviço de email.  Os provedores bloqueiam endereços que são notificados por enviar SPAM ou estarem em uma blacklist.

Bulk Mail

Quando um email mkt é enviado com o mesmo conteúdo para várias pessoas.

C

Can – SPAM

Lei americana que regulariza o email mkt para fins comerciais. No Brasil essa lei não se aplica, mas é importante que a empresa que utiliza alguma ferramenta de email mkt deixar explícito  para o usuário se descadastrar a qualquer momento.

Call to action (CTA)

Quando colocamos em um email alguma  chamada, imagem ou botão que  incentive o destinatário a tomar uma ação.

Campanha

É a composição de uma sequência de emails com objetivos mais específicos, por exemplo, relacionamento, compra, vendas, etc.

Clicktrough

Quando o destinatário realiza o click em uma imagem ou link incluído no email.

Clicktrough  Rate  (CTR)

É uma métrica bastante usada por quem trabalha com email mkt, ela indica quantas pessoas clicaram no email. Exemplo, se 200 pessoas abriram o email e 20 clicaram a taxa de CTR será de 20%. Quando o CTR tem uma taxa alta significa que o email está sendo bem eficaz em convencer o destinatário a tomar uma ação.

Click to open rate (CTOR)

Já o CTOR  é para mensurar o retorno de abertura dos email.

D

Deploy

Enviar uma campanha de email depois que todos os testes foram realizados.

Descadastro

Quando o destinatário solicita  a retirada do  seu endereço de email de uma lista. É recomendável e por boas práticas que as empresas disponibilizem a opção descadastrar no  email.

Design Responsivo

É sugerido usar design responsivo nos emails, porque, ele se comunica com diferentes dispositivos, como tablet, celulares, computadores, etc

DKIM (Domain Keys Identified Email)

Serve para validar a autencidade de um email através de um sistema de assinaturas criptografia de chaves.

DMARC (Domain-bassed Message Authentication, Reportingand Conformance)

Protocolo de autenticação desenvolvido para reduzir phising e fraudes por email. É utilizado pela maioria dos grandes provedores de email.

Double opt-in

O usuário em cadastro precisa confirmar que deseja receber as ofertas de um determinado remetente.  A confirmação é realizada em duas etapas: 1- cadastro do usuário 2- confirmação do cadastro por email.

E

Email de Nutrição

Faz parte de um fluxo de nutrição que significa sequência automatizada de emails que tem o objetivo de nutrir um assinante e fazer com que ele participe do funil de vendas para fazer com que ele se torne cada vez mais um lead qualificado.

Email de Texto Simples

Email enviado sem HTML o que significa que tem somente texto, ou seja, não contém nenhum elemento como imagem ou vídeo.

Escaneabilidade

Garante que o texto possa ser lido de maneira rápida e clara, exemplo disso, são textos ou elementos escritos em itálico, negrito, listas, etc.

F

Falso Positivo

Acontece quando um assinante escolhe receber email de uma empresa, mas o filtro é realizado de forma incorreta ou são bloqueados como SPAM.

Filtro de email

Procedimento que filtra todas as mensagens que chegam na caixa de entrada do destinatário. Antigamente ele servia apenas para bloquear email de spam. Hoje eles servem para separar em categoria os emails como, social, promoção, atualização, etc.

H

Hard Bounce

Quando um email não é entregue na caixa de entrada de um assinante.  Ele indica um defeito permanente com algum endereço de email específico, como endereço que não existe, inválido ou bloqueado.

Higienização da base

Consiste em remover email da base que são inválidos, problemáticos e descadastros de lista de usuários. <

HTML

A linguagem HTML permite que você crie templates de email que vão além do texto e podem incluir imagens ou outros elementos de design.

I

Inbound Marketing  

Conhecido como Marketing de Atração, a ideia é otimizar os esforços das equipes de marketing com ações trabalhosas e fazer com que o cliente encontre de forma voluntária as empresas, através de mecanismos de buscas, sites de referência, redes sociais, etc.

IP Dedicado

O IP é um único número determinado para cada dispositivo conectado à internet. Quando apenas uma empresa utiliza um endereço de IP para enviar campanhas de email marketing.

IP Compartilhado

Quando o mesmo endereço de IP é utilizado por diversas empresas que enviam campanhas de email marketing. A maioria das ferramentas de automação de email, como a Mailchimp ou RD Station, utiliza IPs compartilhados.

L

Layout

Parte visual de uma campanha de email.

Lead

Usuário que deixou os seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse em uma empresa, produto, etc.

Lista de emails,mailing ou base

Lista de lead com endereço de emails para que possa enviar as mensagens.

N

Newsletter

E-mail com foco período com atualização, novidades e informações sobre determinada marca, assunto ou produto. Esses emails geralmente não tem segmentação e nem personalização.

O

Opt-in  

Requisição proativa de um usuário em ter seu endereço de email cadastrado em uma lista específica.

Outbound Marketing

O objetivo é trazer clientes oferecendo produtos e serviços, em resumo ele é considerado marketing tradicional.

P

Personalização

Adicionar elementos personalizados em um email com informações que já tem sobre determinado usuário. Algumas opções comuns de personalização são nome, empresa, ou fazer referência no email a compras passadas realizadas por aquela pessoa.

Plain Text

É o email produzido somente em texto, sem inserção de código HTML.

Política de Privacidade

Postura da empresa de como irá utilizar os endereços de e-mails e outras informações captadas do lead.

R

Rodapé (Footer)

Área final de uma mensagem de e-mail ou newsletter. Nessa área contém informações fixas da empresa, como endereço, contatos, link pra descadastro ou direcionamento para o site da empresa. Normalmente as ferramentas de de email mkt tem essa possibilidade de deixar fixa essa barra nos templates.

ROI (Return on Investment)

Métrica para medir o lucro obtido através de campanhas de email.

S

Segmentação

Não é recomendável enviar o mesmo email para todos os contatos da base.  O ideal é sempre selecionar o grupo de pessoas por afinidade nos assuntos que têm interesse em receber. Dessa forma melhora a entregabilidade e os resultados das campanhas.

Soft bounce

Acontece quando um email não é entregue na caixa de entrada por razões como falhas no servidor do destinatário ou caixa de entrada cheia.

Spam

São email não permitidos pelo destinatário.  Normalmente, o spam é enviado para um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

SPF [Sender Policy Framework].

Esta é a maneira mais utilizada para autenticar um domínio para envio de emails. O SPF identifica quais servidores podem enviar emails no nome de um determinado domínio. É importante sempre configurar o SPF, porque, em alguns servidores podem recusar a entrega de campanhas de email.

Subscriber

É o processo de entrada de determinada lista de email, geralmente a pessoa optou por receber os emails da empresa.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)

Protocolo simples de transferência entre as mensagens de email e os servidores.

T

Taxa de abertura (Open Rate)

Métrica indicada para verificar quantas pessoas abriram um email. Essa métrica é muito importante, porque, indica o engajamento dos leads e como o assunto performou. A taxa de abertura é calculada assim: (número de destinatários que abriram o email)/(total de destinatários do email)*100.

Taxa de clique (CTR)

Indica quantas pessoas clicaram em um ou mais links presentes em um email.  Nessa métrica precisa tomar cuidado que sempre se obtenha o número de cliques únicos para que a campanha tenha uma melhor mensuração. Para verificar a taxa de clique, o cálculo é da seguinte maneira: (número de destinatários que clicaram em algum link do email)/(total de destinatários do email)*100.

Taxa de clickthrough

Diferentemente da taxa de clique, a taxa de clickthrough indica quantas pessoas clicaram em um email, entre todas aquelas que abriram o email. Portanto, ela é calculada: (número de destinatários que clicaram em algum link do email)/(número de destinatários que abriram o email)*100.

Taxa de conversão

A taxa conversão é semelhante a taxa de abertura, porém a diferença é mensurar quantas pessoas receberam um email, clicaram em algum link e realizaram alguma ação (call to action).  As ações pode ser, por exemplo, fazer download de um produto ou realizar uma compra. A taxa de conversão é calculada da seguinte maneira:  (número de destinatários que converteram na ação desejada)/(número total de destinatários do email)*100

Testa A/B

A lista de email é dividida em duas listas, assim como o conteúdo do email, layout dos emails , assunto, remetente, etc, sofrem pequenas alterações de uma lista para outra. Esses testes são realizados para verificar qual layout  conseguiu melhor engajamento.

Template

Peça visual produzida para agilizar a produção dos emails. O documento é em HTML  e o layout dele pode ser usado em diferentes situações de campanhas, somente sendo necessário mudar o texto do email,.

Token de personalização

Ferramentas de email mkt que entregam maior personalização no email para cada destinatário. A prática mais comum desses tokens de personalização é cumprimentar o destinatário pelo seu nome, como “Olá Marcos”.

U

Unsubscribe

Aqui o destinatário pode optar por parar de receber os emails de determinada base, conhecido como opt-out.

URL (Unifirm Resource Locator)

Endereço web para uma página, sempre começa com http:// ou https:// para uma página que contém protocolo de segurança, seguido por www e o nome do domínio.

W

Whitelist

Conjunto de emails, IPs ou domínio que são aprovados e são entregues diretamente na caixa de entrada do usuário.

Leticia Festugato

Leticia Festugato

Analista de Marketing em KingHost
Formação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela PUCRS e com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.
Leticia Festugato

Comentários

comentário(s)