5 Tipos de Email Marketing


No vídeo com 5 perguntas sobre email marketing, que você pode conferir aqui, eu falei sobre três tipos de email marketing bastante importantes e que mereciam destaque. Porém, há outros tipos que também devem ser levados em consideração na hora de criar a sua estratégia de email marketing.

Aqui você encontrará os três já citados no vídeo, mas também outros e informações relevantes sobre cada um. Para explorar da forma mais adequada e coerente cada tipo de email marketing, é importante conhecer bem a sua base de cliente e, claro, segmentá-la de forma orientada a resultado.

1. Newsletter

Este, com certeza, é o tipo mais popular e pode ser considerado como o passo inicial no universo do email marketing. Apesar de visar, também, o aumento de vendas, o foco principal aqui é o conteúdo. Ou seja, o envio periódico de informações relevantes para o destinatário.

Se você possui um site de conteúdo, onde publica artigos e outros materiais semelhantes, é uma excelente forma de manter seus leitores atualizados das últimas publicações. Mas caso seu site for uma loja virtual, pode ser uma boa maneira de trabalhar um funil de vendas e disponibilizar conteúdos relacionados ao seu produto. Uma loja que vende itens de cozinha, por exemplo, poderá enviar receitas que façam uso de equipamentos oferecidos através da Newsletter. Se você possui uma empresa que presta um serviço para outras empresas, poderá enviar uma Newsletter compilando notícias relevantes daquele segmento de mercado.

O importante aqui é identificar qual assunto é do interesse da sua base e qual a melhor maneira de abordá-lo. Feito isso, você poderá intercalar com emails focados totalmente em conversão e, assim, criar uma estratégia pensando no funil de vendas.

exemplo_email_news

2. Emails de Lançamento

O email marketing é um excelente canal para divulgação de novos produtos ou serviços. Algumas empresas, como a Apple, enviam pouquíssimos emails ao longo do ano para a sua base, mas nunca deixam de comunicar lançamentos. O ideal é que o template explore tudo o que você considera importante comunicar sobre o lançamento: imagens, preço, principais características, diferenciais e etc.

É recomendável aproveitar o buzz gerado pelo lançamento e enviar primeiramente um teaser, falando que “vem aí uma novidade” e depois, então, enviar o email de revelação, onde estará o lançamento em si. Isso gera curiosidade e pode elevar a taxa de abertura do email principal. Outro ponto importante é dar exclusividade para a sua base de clientes, afinal, eles se cadastram para receber primeiro. Então comunique um lançamento para a sua base de clientes com exclusividade e, posteriormente, divulgue no site para o restante.

exemplo_email_lancamento

3. Emails transacionais

Aqui entra o que podemos considerar uma estratégia de CRM, ou seja, customer relationship management. Que em português é a gestão do relacionamento com o cliente. Estes emails são aqueles como os de aniversário, ou lembrando há quanto tempo o destinatário é seu cliente. Emails de confirmação de compra, trocas de senha ou até mesmo lembretes de renovação ou informativos como aqueles lembrando que já faz um ano que o cliente não realiza uma nova compra.

Esses emails costumam ser automatizados, pois sua necessidade de envio varia de acordo com a atividade de cada cliente. Ou seja, somente quem solicitou uma troca de senha, receberá o email. Cuide para que não se torne algo massante e que esses envios não acabem competindo diretamente com o restante.

exemplo_email_transacional

4. Campanhas de Vendas

Aqui o foco é conversão. Envie emails com campanhas específicas para expor produtos, descontos e condições especiais. É o momento de divulgar descontos mais agressivos e de fazer uso do senso de urgência, como em promoções que duram 24h, por exemplo. Estes são emails de final de funil e focam totalmente em atrair o cliente para a compra. O desafio começa no assunto do email, pois é a abertura que poderá garantir o restante.

exemplo_email_promocional

5. Email de Engajamento

Você já deve ter recebido algum email com o assunto “sentimos sua falta”. Ele é comumente utilizado quando segmentamos a base com pessoas que costumavam abrir os emails, mas, por alguma razão, pararam de engajar. Em casos assim, depois de algum tempo sem perceber qualquer interação, vale enviar um email visando o reengajamento para que o cliente se sinta encorajado a voltar a interagir com os seus envios e acompanhar o seu conteúdo. Se ele não estiver mais interessado, poderá aproveitar para fazer o descadastramento, o que não será de todo ruim, pois é mais relevante focar dinheiro e esforços em quem irá, de fato, engajar com os seus emails.

exemplo_email_enjamento

Esses são modelos muito tradicionais e comumente utilizados, mas sempre podemos tentar abordagens novas e usar a criatividade para fazer algo que seja mais relevante para a nossa base de clientes e que possa trazer resultados ainda melhores. Com a ferramenta de email marketing da KingHost é possível criar suas campanhas e analisar todos os resultados através de relatórios completos e, assim, ter insights de possíveis otimizações. Se você já é cliente pode, inclusive, fazer um teste grátis diretamente no painel.

Caso ainda não tenha assistido, aqui tem um vídeo com 5 perguntas sobre email marketing. Assista!

Patricia Sperk

Patricia Sperk

Analista de SEM em KingHost
Administradora de Empresas por formação e estudante do MBA em Marketing da FGV. Apaixonada por Marketing Digital e em constante desenvolvimento.
Patricia Sperk

Últimos posts por Patricia Sperk (exibir todos)

Comentários

comentário(s)

Categories