Estudo de caso: como a KingHost aumentou em 275% os leads qualificados por meio do e-mail marketing criativo


O Conexão KingHost é o maior evento online e gratuito do Brasil sobre desenvolvimento web e tem o propósito de fazer parte da evolução da tecnologia, levando conteúdo de qualidade para todo país.

Para satisfazer esse grande propósito, este ano, tivemos um grande desafio: levar conhecimento para mais de 10 mil pessoas através de duas edições do evento, que até então contava com mais de 65 mil views em palestras no YouTube. Outro grande desafio criar uma conexão com quem realmente se interessava no nosso conteúdo: desenvolvedores e profissionais de TI.

Atingir essa meta desafiadora exigiu que conhecêssemos muito bem nossos públicos, nossos canais e tivéssemos um planejamento baseado em dados. Não é a toa que conseguimos ultrapassar nossa meta em mais de 19%.

Lendo esse texto até o final, você ver entender:

  • Como aumentamos 275% nossos leads qualificados no Conexão KingHost com o Email Marketing;
  • Como conseguimos uma taxa de abertura de 57% nos emails;
  • Como conseguimos uma taxa de cliques de 74%nesses mesmos emails;
  • O que fizemos de diferente para alcançar esses resultados e como fizemos.
  • E-mail marketing como a principal mídia para atração de inscritos

O email marketing é uma das melhores ferramentas de marketing digital para se comunicar com clientes e criar oportunidades de venda e relacionamento. Pelo histórico das cinco edições anteriores do Conexão KingHost, sabíamos que o Email Marketing era responsável pela maioria das inscrições, o que se confirmava com dados do mercado.

Infográfico Estudo de Caso KingHost

¹ marketingdeconteudo.com/estatisticas-de-email-marketing
² marketingdeconteudo.com/estatisticas-de-email-marketing
³ kinghost.com.br/email-marketing
entrepreneur.com/article/251752

Hoje o email marketing é o carro chefe das nossas divulgações aqui na KingHost, por abrir um leque de inúmeras possibilidades pensando em relacionamento com a base de clientes, em datas especiais e comerciais. Através dele podemos oferecer produtos adicionais para ajudar no seu sucesso, ou simplesmente estreitar laços enviando uma mensagem em uma data comemorativa.

Para realizar as campanhas do Conexão, utilizamos a ferramenta de email marketing da KingHost. Particularmente, gosto muito, pois além de possuir vários templates prontos e editáveis, a segmentação de contatos e os relatórios envios são muito simples e efetivos para pensar nas estratégias do canal.

Com todos os dados disponíveis e com a ferramenta da KingHost, sabíamos que, utilizando uma comunicação clara e assertiva, segmentando bem os públicos e oferecendo exatamente o conteúdo que procuravam, faríamos o email marketing atrair mais inscritos e ainda ser um forte aliado para a permanência desses no nosso evento.

Impactar novos usuários

Para atingirmos nosso principal objetivo, de tornar o Conexão KingHost referência em eventos de tecnologia, precisávamos engajar os participantes das outras edições, mas principalmente chegar até pessoas que ainda não tinham ouvido falar do evento.

Para isso, além dos envios segmentados para nossa base de leads e clientes, a principal contrapartida dos apoiadores do evento e as instituições de ensino parceiras foi, também, um envio para seus contatos.

O resultado foi 47% do tráfego de novos usuários vindos através de email. Uma taxa 10x maior que o tráfego orgânico, 23x maior do que o tráfego pago e 19x maior do que o social, com um custo 5x menor.

Relatório do Google Analytics

Aumentar o engajamento da base

Nada é mais chato do que abrir sua caixa de email pela manhã e estar lotada de emails irrelevantes, com mensagens que sabemos que são enviadas sem qualquer personalização.

Isso acontece porque quem as envia não segmenta os contatos com base em seus dados demográficos e de comportamento ou planeja o conteúdo que quer passar para seu leitor, e aí que se encontra o grande erro. Pois ninguém gosta de comprar um produto do qual não se tem nenhuma informação e não se sabe qual benefício irá lhe trazer.

Para construir conteúdos relevantes e que despertam a atenção do público, é importante sempre ter em mente as três perguntas-chaves: O que é? Para quem é? Por que comprar/adquirir?

Outro ponto importante é ter em mente um objetivo e metas claras, pois só assim você alcançará o sucesso desejado. Se você quer gerar mais acessos para seu site, por exemplo, evite textos longos e muitas informações. Traga uma descrição breve, uma imagem relevante e um botão convidando o leitor a visitar o seu site para obter mais detalhes.

Para levar mais usuários ao site do evento através do email e engajar esses usuários para que voltassem e permanecessem durante as palestras, trabalhamos duro no copywriting, segmentamos nossas bases para enviar o conteúdo certo para as pessoas certas, e testamos, testamos e testamos.

O que eu mais gosto no email marketing da KingHost são seus relatórios. Com eles, você sabe dentro de 24 horas exatamente quais mensagens foram abertas, por quem, em qual região do Brasil, quais links as pessoas clicaram e qual parte da sua mensagem estava performando melhor.

Exemplo de Heat Map

Foi assim que conseguimos os excelentes resultados abaixo:

Fazendo testes de assunto, conseguimos uma taxa de abertura 14% maior; e utilizando o tema do evento no assunto, atingimos 2x mais leads qualificados;

Substituindo o from de alguém do marketing para alguém do desenvolvimento, pensando em gerar maior identificação com o público-alvo, conseguimos 247% mais leads qualificados;

Utilizando o gatilho de senso de urgência e entregando valor para os primeiros inscritos com um ebook exclusivo sobre SEO para desenvolvedores, atingimos 57% de taxa de abertura, 1,5x maior que a média;

E com todas as estratégias anteriores alinhadas, com um bom copy, atingimos a marca histórica de 74% de cliques, com zero taxas de erro, descadastro e relatos de spam.

Resultado: mais inscritos, mais leads qualificados e mais acessos simultâneos

Os resultados em número de inscritos foram ainda melhores: aumentamos em 228% nosso número de inscritos em relação a 2016 e em 8% entre as duas edições do ano. Em relação a nossa meta de leads qualificados, as taxas foram ainda mais surpreendentes: o aumento foi de 275%!

Para garantirmos o sucesso pleno do evento, precisávamos manter esses inscritos engajados até o final. É de senso comum que eventos gratuitos (e ainda mais online) geram uma taxa de desistência muito grande. Os participantes não se comprometem justamente por não pagar ingresso e por ter os vídeos das palestras disponíveis após o evento.

Por saber que a taxa de rejeição do site vindo por tráfego de email marketing era 2x menor, utilizamos a ferramenta com foco ainda mais estratégico: aumentar os acessos simultâneos durante o evento.

Para isso, criamos trilhas segmentadas para avisar os inscritos sobre as palestras que estavam para acontecer, direcionando o conteúdo das mensagens com foco nos dados de interesses que identificados por meio da ferramenta de email marketing da KingHost.

Assim, conseguimos 220% mais acessos do que a última edição. Um marco para a história do Conexão KingHost.

 

Originalmente publicado em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/kinghost-aumentou-275-os-leads-qualificados-e-mail/

 

 

Lívia Lampert

Lívia Lampert

Gerente de Marketing & Produtos em KingHost Hospedagem de Sites
Focada em ampliar e melhorar continuamente a experiência dos clientes da KingHost. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFRGS e em Design pela UniRitter, com mais de 12 anos de experiência em marketing digital, empreendedorismo e desenvolvimento.
Lívia Lampert

Comentários

comentário(s)