Quando criar e hospedar um site: a história do Fernando


Hoje vamos contar a história do Fernando Andrade, instrutor de ginástica em academias e personal trainer, nascido e criado em Porto Alegre. Há mais ou menos um ano e meio, tem se instigado a lançar um site com os principais serviços e materiais que oferece. Aos 27 anos decidiu que, quando completar 28, quer investir e trabalhar apenas como personal trainer, buscando mais clientes e divulgando seu trabalho de forma assertiva e prática. A história é mais ou menos assim…

Novembro de 2017

Entre os intervalos das concorridas aulas, Fernando comentou sobre o projeto e um dos alunos prontamente indicou um desenvolvedor com quem já havia feito trabalhos semelhantes. Sem perder tempo, Fernando enviou uma mensagem via WhatsApp e, minutos depois, estavam alinhados sobre como seria o projeto.

Em um café próximo à rede de academia na qual Fernando passa boa parte dos dias, aconteceu a primeira reunião. Foi então explicado como seria feito o primeiro passo do projeto: decidir qual domínio registrar o site.

Como típico libriano, Fernando estava indeciso sobre qual endereço registrar sua página. Levou exatamente quatro longos e pensativos dias para que tivesse um insight, durante uma de suas corridas matinais e, finalmente, conseguisse decidir qual domínio usar.

O passo 2 veio acompanhado da seguinte questão: qual serviço de hospedagem atenderia às necessidades do projeto? Para entender melhor essa parte um pouquinho mais técnica, Fernando lembrou da explicação que o profissional de TI havia dado usando uma simples analogia: “é como se o domínio fosse o endereço e o serviço de hospedagem fosse a casa do site”. Ele sabia que diversas empresas oferecem o serviço e que, portanto, valeria a pena pesquisar antes de decidir pela ideal.

A primeira constatação foi a de que seria mais vantajoso contratar um plano de hospedagem anual, já que o site é um projeto longo, com investimentos e retornos que podem ser de médio e longo prazo. Fernando percebeu que os planos anuais têm melhor custo-benefício, pois possuem atrativos descontos – tudo o que ele precisava naquele momento. Além disso, ao contratar o plano anual, ele receberia um suporte para acompanhá-lo durante o trajeto do seu primeiro projeto online, dando segurança e sanando suas dúvidas a qualquer momento.

Dezembro 2017

Lá pela quarta ou quinta conversa com o desenvolvedor, veio o consenso de que a melhor plataforma para construção do site seria WordPress, uma vez que Fernando assumiria a responsabilidade de abastecer o projeto com conteúdos. O WordPress é o que muitos desenvolvedores chamam de CMS, que é sigla em inglês para Content Management System: sistema gerenciador de conteúdos – um dos mais utilizados tanto pela facilidade quanto pela flexibilidade em design.

Fevereiro 2018

Numa manhã quente de quarta-feira, enquanto passava café e se preparava para correr, Fernando recebe a mensagem de que o site havia ficado pronto.

O endereço da página já havia sido previamente atualizado nos cartões que ele usaria para prospectar potenciais futuros clientes nas academias, e as ideias de email marketing para divulgar a novidade já estavam também preparadas. A ansiedade começou a bater.

Naquela mesma semana, Fernando e o desenvolvedor se encontraram mais duas vezes para revisar pequenos detalhes do site até que tudo estivesse finalmente pronto. Era hora de publicar o projeto.

Abril 2018

Já fazia dois meses que o site estava no ar e, graças ao network que Fernando construiu ao longo da carreira, o número de visitas crescia bastante. Em um dos raros almoços que conseguia fazer com sua noiva, a nutricionista Priscila, surgiu a ideia de criar um canal no site com dicas de alimentação, uma das principais bandeiras defendidas por Fernando durante seus treinos e aconselhamentos profissionais.

Junho 2018

Durante uma das análises de audiência do site, Fernando constatou que o canal de nutrição vinha sendo a área com maior número de acessos e decidiu explorar ainda mais o assunto investindo em conteúdos ricos e relevantes. Com a ajuda de sua noiva, optaram por criar palestras online e interativas, com o objetivo de ser ainda mais colaborativo e alcançar um número maior de pessoas. Uma estratégia que, meses depois, traria um excelente resultado.

Setembro 2018

O aniversário de Fernando se aproxima, bem como a meta de focar apenas no trabalho como personal trainer, encerrando suas atividades como instrutor de academia. O site vinha trazendo bons resultados, o número de alunos havia crescido consideravelmente. Chegava  também o momento de renovar o plano de hospedagem anual do site e traçar novas estratégias para o crescimento da empresa.

Outubro 2018

Fernando completa 28 anos e começa a focar apenas no trabalho como personal trainer.

Fevereiro 2019

O site completa o primeiro de vários anos no ar.

Ivan Guevara

Ivan Guevara

Analista de Conteúdo em KingHost
Jornalista por formação, estudante do MBA em Marketing da FGV. DJ nas horas vagas e apaixonado por baterias carregadas.
Ivan Guevara

Últimos posts por Ivan Guevara (exibir todos)

Comentários

comentário(s)