☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

Sublime Text ou PhpStorm? Saiba qual a melhor ferramenta para o seu projeto.

Publicado em 30/01/2018

Atualizado em 26/04/2023

Nesse artigo será compartilhada minha experiência com a utilização de duas ferramentas muito utilizadas para programação, são eles: Sublime Text 3 e o PhpStorm 3.2, que é conhecida como uma das melhores IDEs (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) para se desenvolver em PHP. Vou abordar impressões e fatos, além de compartilhar algumas opiniões de outros programadores que foram disponibilizadas na Internet. Todo o processo foi feito no sistema operacional Linux Debian 4.9, Intel(R) Core(TM) i3-2120 CPU @ 3.30GHz, 64 bits, 8GB DDR3 Synchronous 1333 MHz , 500GB Disk Space.

Donwload e Instalação

Os dois editores são repletos de conteúdos com auxílio para download, então achar os pacotes para instalação das duas ferramentas não foi nada complicado. Durante o processo de instalação é inegável a velocidade e praticidade por parte do editor Sublime Text, que é muito mais leve e não necessita de nenhuma licença ou autorização. Já o PhpStorm, leva mais tempo, tanto o download como a instalação, além de solicitar os dados de acesso, que só são adquiridos através da aquisição da licença (não gratuita).

Observações sobre phpStorm:
– Se você for estudante você não paga nada!
– A licença do PhpStorm custa em torno de US$99,00.
– Para mais informações acesse: https://www.jetbrains.com/phpstorm/

Primeiras impressões

Eu, particularmente, estava utilizando o Sublime Text diariamente há 8 meses aqui na KingHost. Para quem está acostumado a utilizar o Sublime, que apesar de ser robusto em atalhos e funcionalidades é extremamente leve e rápido, migrar para o phpStorm foi impactante. Tanto para abrir o projeto como na utilização. Ao executar o comando de abertura, o tempo para abrir o projeto com o PS é muito maior que para abrir com o Sublime Text. Dessa forma, me senti um pouco desconfortável com essa característica. Entretanto, ao me deparar de cara com funcionalidades não existentes no Sublime, fui rapidamente surpreendido e passei a perceber quão robusta é essa IDE (PS).

Usabilidade & Velocidade

No meu caso, mesmo depois de iniciado, o PhpStorm apresenta lentidão durante a usabilidade. Essa lentidão chega a ser visível em comparação com o Sublime Text, que com uma excelente performance roda em minha máquina. Inicialmente eu achava que a lentidão poderia ter como justificativa as configurações do meu ambiente de trabalho (foram mencionados acima), no entanto, ao pesquisar pelos requisitos mínimos e recomendados para se utilizar o PhpStorm, eu encontrei a seguinte informação:

– 1 GB RAM minimum, 2 GB RAM recommended

Sabendo inglês ou não, fica fácil de perceber que meus atuais 8GB de RAM, rodando no SO Linux Debian 4.9.65, são mais que o suficiente para sua utilização. (Não consegui achar informações oficiais sobre o processador mínimo e/ou recomendado). No entanto, em questionamentos, fóruns e recomendações públicas na web, grande parte dos desenvolvedores recomendam pelo menos um Intel Core I5 para utilização da IDE. Dessa forma acredito que sua performance seja significativamente melhorada com uma melhor configuração. (fonte)

Já na utilização do Sublime Text, nunca ocorreram sintomas de lentidão ou má fluidez. A velocidade dele sempre tem sido uma característica destacável, sem travar ou apresentar quaisquer dificuldades ligadas a processamento.

Usabilidade & Recursos

Apesar de ser completo em recursos, o Sublime pode ser visto como um mega editor de texto, tendo diversas funcionalidades. Já o PhpStorm é uma IDE completa, que envolve muito mais que apenas digitação de código. Vale reforçar que Sublime Text possibilita instalação de plugins, de forma que a gama de funcionalidades sejam ampliadas. Porém, ainda assim, o PhpStorm pode ser considerado superior, sobretudo dentro do contexto de PHP.

“Quando comparado Sublime Text com PhpStorm, a comunidade Slant recomenda o Sublime Text para a maioria das pessoas. Na questão “Quais são os melhores editores ou IDEs para Javascript?” Sublime Text está rankiando 4º lugar enquanto o PhpStorm está em 19º. A razão mais importante pela qual as pessoas utilizam Sublime Text é: ‘O Sublime Text tem um mini mapa ao lado onde é possível ver todo o projeto de cima para baixo, além de prover teclas de atalho para a maior parte das funcionalidades. Ele também suporta um grande número de linguagens e recursos gerais de edição de texto não relacionados‘”. Fonte.

Nesse mesmo lugar, vemos que dos 100% usuários que votaram sobre o sublime (1159), 81,3% dos usuários gostaram da ferramenta, enquanto 19,3% não gostaram. Já o PhpStorm, com menos votações (182), 86,8% dos usuários gostam da ferramenta, enquanto 13,1% dos usuários não.

Conclusão

Podemos perceber que os dois editores são recomendados e muito utilizados na comunidade desenvolvedora por suas funcionalidades, agora, como saber qual escolher? Se você for estudante, trabalha com a linguagem PHP e tem um computador com ótimas configurações, eu utilizaria o PhpStorm. Não tendo um desses requisitos eu optaria pelo Sublime Text, que é o meu caso atualmente. No entanto, eu diria que a melhor forma é você utilizar os dois durante alguns dias, principalmente se você está começando, ver com qual você mais se adapta e então adotá-lo. Mas claro, nada lhe impede de ir testando e conhecendo outros editores/IDEs.

Se você leu até aqui, agradeço sua atenção e espero ter lhe ajudado.
Boa sorte na escolha =D

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Iago

Iago Machado

Amante da programação e de exercícios que envolvam raciocínio lógico. Pronto para aprender, tardio em desistir.

Iago

Iago Machado

Amante da programação e de exercícios que envolvam raciocínio lógico. Pronto para aprender, tardio em desistir.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Sua empresa tem alguma vulnerabilidade digital? É preciso ter atenção a todos os detalhes quando se trata de segurança, pois ninguém está imune às ameaças online. Um exemplo disso ocorreu no último ano, quando a OAB sofreu um ataque hacker e, como medida de segurança, o órgão precisou retirar o site e sistemas do ar...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você