☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

Qual template para WordPress usar no seu projeto? Veja sugestões de especialistas.

Publicado em 03/01/2018

Atualizado em 09/10/2023

O WordPress pode ser um verdadeiro universo a ser explorado, com diversas funcionalidades, plugins e incontáveis recursos. Ele evolui junto com as principais tecnologias da internet por meio de uma comunidade ativa de desenvolvedores, sendo sinônimo de uma plataforma segura, flexível e fácil de gerenciar.

Com a popularidade em alta e o uso crescente do WordPress, o número de temas desenvolvidos para a plataforma também está maior a cada dia, mas nem todas as opções valem a pena. Muitas vezes o visual de um template pode até ser interessante, mas a forma com a qual o tema foi desenvolvido pode comprometer seriamente a experiência de uso. Ignorar certas características pode levá-lo, entre outros problemas, a utilizar um template que carrega lentamente, não é otimizado para os motores de busca e/ou não proporciona boa navegação em dispositivos móveis.

Por conta disso, nós batemos um papo com alguns especialistas que indicaram sugestões de template para WordPress e locais onde é possível encontrar temas funcionais e bonitos para os seus projetos. Dá só uma olhada:

Daniel Kossmann – Alquimista Digital especialista em WordPress na Spirallab

O universo de temas para o WordPress é muito grande, por isso a minha principal dica, se você for escolher um tema pronto, é: quanto mais específico, melhor. Ou seja, se você está querendo criar um site para um pizzaria, veja se não encontra temas criados especificamente para pizzarias primeiro. Se não encontrar algum que goste, procure por temas para restaurantes. Depois para negócios. E por aí vai. Sempre partindo primeiro do mais específico para o mais genérico.

Há dois motivos principais para se fazer isso. O primeiro é a configuração e manutenção do tema, quanto mais genérico ele for, mais opções e mais complicado vai ser de realizar essas tarefas. O segundo é por conta da velocidade de carregamento, quanto mais específico o tema for, menos itens ele vai carregar, tornando assim o site mais rápido.

Recomendo dar uma olhada nos temas gratuitos criados pela Automattic, lá tem muita coisa legal e uma indicação dessa lista é o Karuna, que é bem versátil, funcionando tanto para blogs quanto para sites mais institucionais. Para quem está procurando um layout de blog bem minimalista, parecido com o Medium, recomendo o Integer, que é, inclusive, o que estou utilizando no meu blog pessoal.

automattic themes

Para quem é desenvolvedor: Underscores, criado pela Automattic; Odin criado pela comunidade brasileira do WordPress; FoundationPress, um ótimo tema base que utiliza o Foundation for Sites 6 como framework front-end.


Mais do que um tema específico, nós acreditamos que é preciso ter um objetivo definido e um levantamento dos requisitos necessários ao projeto, para assim buscar um tema adequado. Por exemplo:

– Definir o conteúdo do site

– Definir como o conteúdo deve ser apresentado

– Qual o tipo de navegação esperado

Tudo isso pode ajudar a ir afunilando as opções, que são milhares, tanto no repositório oficial quanto em lojas.

Além disso, o que sempre orientamos é:
– Observe a data da última atualização

– Observe se atualizações são frequentes

– Veja a qualidade do suporte oferecido

– Dê uma olhada na ferramenta de análise ThemeCheck, se alguém já submeteu o tema para avaliação.

themecheck


Bruno Cambraia Nunes – UX Designer KingHost

Não é a toa que aproximadamente 30% dos sites existentes utilizam WordPress. Apesar de algumas limitações, nos últimos anos este CMS vem evoluindo em relação a diversos aspectos que influenciam na experiência do usuário, incluindo segurança e acessibilidade, e o mercado de temas e plugins segue essa evolução. Uma das maiores vantagens do WordPress é que, graças a sua flexibilidade e a imensa quantidade de modelos prontos disponíveis, é possível utilizá-lo para validar diferentes modelos de negócio rapidamente.

O ThemeForest, site de temas prontos e personalizáveis da Envato Market, oferece mais de 11 mil opções criadas por diferentes empresas. Porém, minha opinião a respeito da escolha de temas e plugins é que esta nunca deve ser a primeira etapa do processo de construção de um site. E sim a consequência das definições de negócio planejadas anteriormente. Lembrando também que é recomendado sempre observar detalhes como qualificações, compatibilidades e atualizações dos itens comprados.

themeforest


Você tem algum projeto no WordPress que queira compartilhar com a gente? Deixe nos comentários para que outras pessoas também possam conhecer! Caso ainda não saiba, a KingHost possui também hospedagem voltada especialmente para o WordPress. Clique no banner abaixo e conheça.

2019 04 24 campanha wordpress footer email

Fique ligado no LAB, o Blog da KingHost para mais novidades e conteúdos.

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Administrador

admin

Administrador

admin

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Quando você busca os melhores provedores de hospedagem para o seu negócio, são diversas as opções que surgem em destaque como a escolha certa para você.  Ainda assim, escolher a melhor das opções parece não ser uma tarefa tão simples para quem não familiaridade com a tecnologia. Neste artigo, você vai encontrar informações e dicas...
Como escolher uma hospedagem barata e boa para o meu site? Essa é uma pergunta que merece muita atenção. Se você quer contratar um serviço de qualidade, sem gastar tanto para isso, esse artigo vai ser muito útil. Isso porque, reunimos aqui diversas dicas e orientações que vão te ajudar a escolher uma hospedagem de...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você