☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

PHP Experience 2018 – Uma visão diferente sobre a linguagem

Publicado em 27/03/2018

Atualizado em 27/04/2023
php experience 2018

Fiz minha estreia no PHP Experience 2018, devo dizer que foi uma experiência bem imersiva sobre a linguagem, vista de um ponto um pouco usual do cotidiano.

O evento PHP Experience é realizado pela iMasters em conjunto com a comunidade PHP São Paulo que realiza a curadoria.
O encontro ocorre em dois dias sendo que, no 1º dia, os keynotes a palestram em um palco central e, no 2º dia, temos um evento com três trilhas acontecendo simultaneamente em palcos distintos.

Como fui com a equipe da KingHost, acabei dividindo meu tempo entre participar de ações da empresa, dando atenção a atuais e potenciais futuros clientes, e assistindo a algumas palavras. Confesso que foi bem difícil escolher quais acompanhar, já que a grade estava muito boa.

PHP Experience 2018 – Dia 1

Palestra PHP Under The Hood – Marcelo Camargo

Marcelo é um dos Keynotes do evento, além de pesquisador em teoria de linguagens de programação e compiladores. Contribuidor ativo na comunidade de software livre. A palestra, excelente na minha opinião, nos mostrou o PHP como o próprio nome em tradução livre já diz: por debaixo do capô.

Ele nos mostrou e explicou sobre compiladores e suas fases, desde a parte léxica aos opcodes do PHP. Apresentou exemplos, como a função token (clique aqui para ver) que tem como retorno a estrutura léxica de um código PHP.

Seguem os slides da palestra para quem quiser conferir:

PHP Experience 2018 – Dia 2

Palestra Profiling: Uma Técnica Eficiente para Encontrar Gargalos e Otimizar sua Aplicação – Thiago Rodrigues.

Tiago é apoiador do movimento open source, evangelista PHP na comunidade PHPSP, bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Vou dar um spoiler: essa palestra terá um post só sobre ela futuramente. Mas em de resumo, Thiago nos falou de como é importante otimizar apenas quando realmente é preciso e, se isso afetar positivamente o negócio, mostrou o que é profiling e a ferramenta Blackfire para executar profiling em um sistema.

Veja os slides da apresentação:

Palestra Orquestradores de containers: Docker Swarm ou Kubernetes – Wellington Silva

A terceira palestra assistida foi a do Wellington Silva, que atualmente trabalha para Easy no time DevOps. Ele mostrou o que é Docker, containers, orquestração e as ferramentas Docker Swarm e Kubernetes, falou sobre cada uma das ferramentas e por último fez uma comparação rápida entre elas.

Veja abaixo:

Palestra Comunicação Entre Sistemas – Você está fazendo isso errado! – Anderson Casemiro

A última palestra, ao qual não pude assistir inteiramente, pois tínhamos horário de voo marcado, foi a do Anderson Casemiro também conhecido como Duodraco. Anderson ajudou a fundar e colabora há quase 10 anos com o PHPSP, sua palestra
Comunicação entre sistemas – você está fazendo isso errado! abordou formatos e padrões desde os tempos iniciais de comunicação entre sistemas web.

PHP Experience 2018 – Meu Review Geral

Curti bastante o evento, mesmo eu estando em uma pegada mais para a área de Arquitetura, Operacional e tendo como hobby estudos em Machine Learning (veja um post meu sobre esse assunto aqui). Pude aprender muita coisa sobre aplicações que podem ser utilizadas em nosso dia-a-dia de desenvolvimento, bem como o quanto podemos escrever códigos mais rápidos e otimizados se conhecermos bem a Virtual Machine onde nosso código funciona. Além disso, podemos ver como identificar gargalos através de ferramentas que te auxiliam, conhecer Kubernetes e Swarm e saber qual escolher de acordo os casos aos quais eles melhor se encaixam.

Em síntese: entender como as comunicações entre sistemas nasceram, foram e estão sempre evoluindo.

Agradeço a iMasters, KingHost e PHPSP pela realização do evento e por poder fazer parte dele.

Fique ligado no Blog da KingHost para futuros conteúdos escritos por mim. Até a próxima 🙂

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Morvana

Morvana Bonin

Full-Stack Developer focada em Backend.

Morvana

Morvana Bonin

Full-Stack Developer focada em Backend.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Sua empresa tem alguma vulnerabilidade digital? É preciso ter atenção a todos os detalhes quando se trata de segurança, pois ninguém está imune às ameaças online. Um exemplo disso ocorreu no último ano, quando a OAB sofreu um ataque hacker e, como medida de segurança, o órgão precisou retirar o site e sistemas do ar...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você