A utilização de um cliente de e-mail facilita muito o gerenciamento de uma conta de e-mail. Além de possuir ferramentas adicionais em relação ao webmail, o usuário não precisa ficar logando na conta via web toda vez que precisa checar mensagens. Veja neste conteúdo como configurar sua conta de email no Outlook 2016.

Configuração de email no Outlook 2016 por IMAP

Ao abrir o seu Outlook 2016 pela primeira vez, informe a sua conta de e-mail, clique em Opções avançadas e marque Configurar minha conta manualmente. Esta ação é necessária, pois o autodiscover não é totalmente compatível com este aplicativo.

 

A seguir, selecione a opção IMAP:

 

Em Emails de entrada o campo Servidor deve ser configurado como imap.[seu domínio]. No caso deste exemplo, o domínio utilizado é exemplo.kinghost.net. Dessa forma, a configuração correta do servidor de entrada de e-mails (na configuração deste exemplo) é imap.exemplo.kinghost.net e a porta é 143.

Já o servidor de saída será smtp.[seu domínio].
Lembrando que se você estiver fora do Brasil, deverá utilizar o SMTPi.
Veja mais detalhes sobre o funcionamento do SMTPi.

 

Se deseja utilizar SSL, o item Método de criptografia deve ser alterado para SSL/TLS e deve-se utilizar o servidor de entrada de e-mails como imap.kinghost.net (ou imap.uni5.net caso esteja configurando um domínio de revenda).
Nesta configuração, a porta do servidor de entradas será 993.

Para o servidor de saída com SSL, a porta será 465 e também deve-se alterar o servidor de saída para smtp.kinghost.net. Marque o item Método de criptografia e altere para SSL/TLS.
E para domínios de revenda, ao ativar SSL no servidor de saída, o protocolo deverá ser smtp.uni5.net.

 

Ao concluir, a sua conta estará configurada:

 

Por fim, suas mensagens serão sincronizadas e você poderá começar a gerenciar sua conta através do Outlook 2016.

 

 

Utilizar POP

A configuração é basicamente a mesma. Na tela inicial selecione POP.
O endereço de entrada de emails será pop.[seudomínio]. Exemplo: pop.exemplo.com.br.
 

Editando uma conta já existente no Outlook 2016

Se você já possui uma conta configurada e precisa editá-la, acesse o menu superior Arquivo:

 

Clique em Configurações de Conta e em seguida em Configurações de conta…:

 

Nesta etapa é possível visualizar as suas contas de e-mail já configuradas. Para editar, selecione a conta desejada e clique em Alterar:

 

Serão apresentadas as configurações da conta. Aqui você pode editar diversas configurações, porém não é possível alterar o tipo de conta de IMAP para POP ou vice-versa. Nesse caso você terá que fazer uma nova configuração com o tipo de conta desejado.

 

Ao clicar em Mais Configurações, certifique-se que a opção Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação, na aba Servidor de saída, esteja marcada:

 

Já na aba Avançado é possível verificar as portas do servidor de entrada (110 para POP e 143 para IMAP) e do servidor de saída (587).
Você também pode ativar SSL para enviar e receber e-mails alterando as opções Usar o seguinte tipo de conexão criptografada para SSL/TLS. Lembrando que, nesse caso, a porta de entrada deve ser alterada para 995 (para POP com SSL) ou 993 (para IMAP com SSL); e a porta de saída deve ser alterada para 465.
Além disso, lembre-se de corrigir os protocolos de entrada e de saída, nas configurações de conta.

 

Ao concluir as configurações, o Outlook irá efetuar testes de logon e de envio de e-mail. Caso gere algum erro, volte e revise as configurações. Certifique-se de que não há bloqueio das referidas portas em sua rede local.

 

Por fim, basta clicar em Concluir e aproveitar os recursos oferecidos pelo Outlook 2016.

  • Seu feedback é muito importante. O conteúdo do artigo foi útil?
  •  Sim    Não