Confira algumas opções práticas que podem melhorar em muito o consumo de recursos do seu site.

EVITE UTILIZAR VARIÁVEIS QUE SÃO DESNECESSÁRIAS

Variáveis alocam um espaço na memória do servidor onde são armazenadas as informações que ela carrega. Assim, quanto mais reduzido for o uso de variáveis, mais rápida será a execução do seu código.

OPTE POR UTILIZAR ASPAS SIMPLES EM SEU CÓDIGO

(Essa dica vale caso você esteja utilizando a linguagem PHP)
O uso de aspas duplas irá tomar mais tempo processando que o uso de aspas simples.
Isto acontece pois o PHP irá tratar as aspas simples como uma string literal, ou seja, vai tratar a string exatamente como ela foi declarada. Já no uso de aspas duplas, o PHP, além de interpretar a string, terá de ler variáveis, comandos de textos e demais elementos.

SEMPRE PREFIRA O USO DO HTML

Utilize HTML e arquivos estáticos quando não for necessário nada dinâmico em sua página. O tempo de carregamento de conteúdo em HTML é mais rápido em relação as demais linguagens web.

MANTENHA O MOD_DEFLATE ATIVO

Essa dica vale caso você esteja hospedado na plataforma Linux.
Em servidores Apache, sempre mantenha o mod_deflate ativo, isto pode ser feito através do Painel de Controle, na opção Mod_Deflate. Ele irá comprimir os dados e trará uma resposta mais rápida para quem acessa suas páginas.

COMBINE DIVERSAS FUNÇÕES EM SEU SITE

Caso seu site tenha várias páginas que buscam um mesmo tipo de conteúdo, faça a combinação desse conteúdo em um único script para que posteriormente ele seja chamado pelas demais páginas através de apenas um include.

USE CAMINHOS FÍSICOS

Usar caminhos físicos em seu código torna muito mais rápido o processamento em relação ao uso de caminhos relativos.

REDUZA AO MÁXIMO O USO DE HTTPS

Evite usar criptografia em todo o seu site se não há necessidade de dados criptografados, é muito mais demorado o processamento de arquivos que estão sendo protegidos por SSL do que arquivos no protocolo HTTP. Um exemplo seria criar um subdomínio específico com uso de HTTPS para a parte de finalização de compra de sua loja virtual.

MINIFIQUE SEUS ARQUIVOS CSS E JAVASCRIPT

Para minificação destes tipos de arquivos, existem alguns sistemas, tal como o YUI Compressor para JavaScript e CSS e o Google Closure Compiler para o JavaScript.

USE SISTEMAS DE CACHE PARA SUA APLICAÇÃO

Alguns CMSs como o WordPress e Joomla possuem plugins específicos para isto, é totalmente recomendável o uso deles.
O uso de cache é essencial e extremamente importante, pois irá reduzir as requisições feitas ao servidor web, ao invés de ter que efetuar novas requisições para cada novo acesso à uma mesma página.
Na KingHost, oferecemos o serviço de Varnish Cache que irá efetuar este serviço, como pode ser verificado em kinghost/varnish-cache.

Considerações importantes sobre o Varnish:
A utilização do Varnish na KingHost é apenas possível em páginas que não utilizam o protocolo HTTPS. Sendo assim, não é possível utilizá-lo em um diretório do seu site que possua certificado SSL.
Outro detalhe é que provavelmente o volume de tráfego do seu site irá aumentar, visto que quanto mais otimizado e rápido seu site está, mais visitantes ele vai ter.

FAÇA A OTIMIZAÇÃO DAS CONSULTAS (QUERIES) SQL

Isto pode ser feito principalmente através da criação de índices na base de dados, o que irá facilitar na hora da busca, visto que não terá que pesquisar em toda a base de dados, mas sim apenas dentro do índice solicitado. Ainda, se possível, guarde as consultas efetuadas em cache, o que irá aumentar muito o desempenho da sua aplicação.

Além dos itens informados acima, para complementar sua otimização, você pode utilizar ferramentas livres para diagnosticar falhas de desempenho ou possíveis itens a serem otimizados:
Google PageSpeed Insights
PingDom Tools

  • Este artigo foi útil?
  • SIM   NÃO